It appears you don't have support to open PDFs in this web browser. To view this file, Open with your PDF reader
Abstract
Introdução: equações preditivas que estimam o percentual de gordura baseadas em parâmetros antropométricos simples são de fácil utilização na prática clínica.
Objetivo: avaliar a relação entre equações preditivas baseadas em parâmetros antropométricos e a bioimpedância elétrica para estimar a gordura corporal de indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica.
Método: estudo prospectivo e longitudinal, realizado com indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica. Peso corporal, índice de massa corporal, circunferência da cintura e o percentual de gordura corporal estimado por parâmetros antropométricos e pela bioimpedância foram avaliados em três momentos, 1 mês antes, no 2º e 6º meses após a cirurgia. Os dados foram analisados pela ANOVA de uma via para medidas repetidas com post hoc de Holm-Sidak ou teste de Friedman com post hoc de Tukey, e correlações de Pearson ou Spearman, de acordo com a distribuição dos dados. Nível de significância adotado 5%.
Resultados: participaram do estudo 25 pacientes. Todos os parâmetros antropométricos reduziram significativamente ao longo dos momentos (p<0.001). Com exceção da equação de Lean e colaboradores antes da cirurgia, o percentual de gordura estimado pelas demais fórmulas apresentaram forte correlação com a bioimpedância em todos os momentos, com a maior força de correlação observada na equação de Gómez-Ambrosi e colaboradores.
Conclusão: no presente estudo, as equações utilizadas apresentaram boa correlação com a bioimpedância, sendo a equação de Gómez-Ambrosi a melhor alternativa ao uso da bioimpedância para avaliar as alterações da gordura corporal de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica para o tratamento da obesidade grave.