Full text

Turn on search term navigation

©2022. This work is published under https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (the “License”). Notwithstanding the ProQuest Terms and Conditions, you may use this content in accordance with the terms of the License.

Abstract

Prezadas e prezados leitores, com imensa alegria publicamos o volume 25.1 da Revista Ágora - Estudos em Teoria Psicanalítica, comemorativo dos nossos 25 anos de dedicação à produção e divulgação de conhecimento comprometido com a comunidade acadêmica e com os problemas sociais desta época, os quais nos convocam à extensão das nossas práticas. A importância do outro na constituição dos sujeitos retorna ao debate, agora sob a forma da identificação, na discussão de Leonardo Danziato em Práticas do ato: considerações sobre as identificações nos quadros de violência autoinfligida. Psicanálise e clínica social, Fernanda Pacheco-Ferreira e Roberta de Oliveira Mendes alinhavam clínica e política ao tecer considerações sobre a intensificação dos desamparos, tanto nas esferas individuais como coletivas, cujo efeito no campo psicanalítico tem sido percebido a partir de um reposicionamento da psicanálise, que se coloca, para as autoras, mais sensível ao contexto social, disposta a sair dos consultórios para reencontrar seu lugar nos espaços públicos. Juan Pablo Sánchez Domínguez, Claudia Inés Campo e Lubia del Carmen Castillo Arcos procedem a uma análise de literatura sobre masculinidade hegemônica e sua interseção com a violência em casais gays no artigo Hegemonic masculinity and violence in gay couples: a psychoanalytic reading - Masculinidade hegemônica e violência em casais gays: uma leitura psicanalítica -, a fim de tornar evidente a construção histórica, social e cultural da masculinidade hegemônica. No artigo Subject and subjectivity: reflections on the relation between structure and history - Sujeito e subjetividade: reflexões sobre estrutura e história - Diego Tolini discute a oposição entre o sujeito e sua causação pela estrutura e pela linguagem, bem como a subjetividade e sua produção pelo poder e pela história a partir das obras de Nietzsche e Freud, em especial a concepção do poder evidenciada por eles. (Edição standard das obras completas de Sigmund Freud, 13)) teria encontrado a regulação do seu desejo nos mitos da morte do pai.

Details

Title
NAS BORDAS DA CLÍNICA: PESQUISA E ALTERIDADE EM PSICANÁLISE
Author
de Andrade, Tatiane  VIAFID ORCID Logo  ; Birman, Joel  VIAFID ORCID Logo 
First page
97
Section
Editorial
Publication year
2022
Publication date
2022
Publisher
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica
ISSN
15161498
e-ISSN
18094414
Source type
Scholarly Journal
Language of publication
Portuguese
ProQuest document ID
2863875879
Copyright
©2022. This work is published under https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (the “License”). Notwithstanding the ProQuest Terms and Conditions, you may use this content in accordance with the terms of the License.