Abstract

O objetivo da pesquisa é analisar os possíveis efeitos econômicos da reconfiguração dos passivos contingentes judiciais em provisões nas instituições financeiras listadas na B3. A amostra foi composta por 23 empresas do Setor Bancário, listadas na B3 e foram analisados os demonstrativos financeiros do ano de 2019. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, qualitativa e documental. Como modelo de reconfiguração dos passivos contingentes para provisão foi utilizada uma adaptação da abordagem com reclassificação de percentuais desenvolvida por Rosa (2014). Com a probabilidade de reversão em provisão em 5 cenários: Muito Otimista, Parcialmente Otimista, Moderado, Parcialmente Pessimista e Muito Pessimista. Para representar o desempenho econômico foram observados os efeitos no lucro líquido das empresas e nos indicadores: retorno sobre o patrimônio líquido, retorno sobre o investimento total, solvência e endividamento geral. Os resultados evidenciam que, para os cenários com maior percentual de reconfiguração dos passivos contingentes em provisão, é percebido um efeito significativo no lucro líquido e entre os indicadores de rentabilidade calculados em comparação com os dados originais. Para os indicadores de solvência e endividamento as variações observadas foram discretas. Observou-se também que os passivos contingentes divulgados são quase em sua totalidade relacionados a processos fiscais, cíveis e trabalhistas.

Details

Title
DEBATE DE CENÁRIOS SOBRE PROVISÕES E PASSIVOS CONTINGENTES EM BANCOS BRASILEIROS
Author
Ligia Carnicelli Carvalho Oliveira; Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano  VIAFID ORCID Logo  ; Marilene Feitosa Soares  VIAFID ORCID Logo  ; Danival Sousa Cavalcante  VIAFID ORCID Logo 
Section
Artigos
Publication year
2023
Publication date
2023
Publisher
Universidade Presbiteriana Mackenzie
ISSN
23190485
Source type
Scholarly Journal
Language of publication
Portuguese
ProQuest document ID
3085312689
Copyright
© 2023. This work is published under https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (the “License”). Notwithstanding the ProQuest Terms and Conditions, you may use this content in accordance with the terms of the License.