It appears you don't have support to open PDFs in this web browser. To view this file, Open with your PDF reader
Abstract
Objetivo:
mapear as habilidades dos enfermeiros para a teleconsulta de enfermagem na Atenção Primária à Saúde.
Método:
trata-se de uma revisão de escopo guiada pelas recomendações do Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual, realizada em sete bases de dados e repositórios de teses e dissertações. A seleção dos estudos foi realizada no Rayyan por dois revisores independentes e às cegas. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva.
Resultados:
selecionou-se 23 estudos, os quais mostraram que as habilidades necessárias para a teleconsulta de enfermagem na atenção primária foram: comunicação, clínica, tecnológica e ética. A falta de infraestrutura digital foi apontada como uma das principais barreiras para a implementação da teleconsulta. A falta de acesso a tecnologias da informação e comunicação e/ou à internet, a gravidade do quadro clínico e a não adesão do paciente à consulta remota também foram identificadas.
Conclusão:
a teleconsulta de enfermagem na atenção primária é uma forma emergente de prestar assistência à saúde. No entanto, para sua implementação é necessária a capacitação dos enfermeiros quanto às seguintes habilidades: comunicação, clínica, tecnológica, ética e aquelas relacionadas à infraestrutura do ambiente da teleconsulta.