Content area
Full Text
Resumo
A tarifação é um dos instrumentos de política a serem considerados quando se busca um deslocamento modal que beneficie o transporte público. Preços baixos e um transporte público de melhor qualidade colocam-se como os dois fatores básicos para promover melhorias no transporte urbano. Tornar mais problemático o ato de dirigir, no intuito de reduzir o uso dos automóveis e o número de seus proprietários, deve ser também levado em consideração. Os esquemas de tarifação do transporte público podem variar do totalmente mercantil â tarifa zero. Serviços de transporte coletivos subsidiados e gratuitos sâo encontrados em muitas cidades, servindo para aumentar a acessibilidade dos residentes de baixa renda e para criar uma mobilidade sustentável.
Palavras-chave: transporte público urbano; tarifação do transporte público; gratuidade do transporte público
Abstract
Pricing is one of the policy instruments to be considered when one tries to create a modal shift in favor of public transportation. Two basic elements to improve urban transportation are lower prices and better public transportation. Making driving less convenient should also be taken into consideration to bring about a much reduced level of car use and to discourage car ownership. Public transportation pricing policy can vary between economic market price charging and fare-free transit operations. Fully subsidized free of charge public transportation services exist in many cities and should make cities more accessible to lower-income residents, also creating sustainable mobility.
Keywords: public urban transportation; public transportation pricing; fare-free transit
1Introdução
A demanda dos transportes coletivos está sujeita a influencias de várias ordens, com énfase nas de natureza socioeconómica e nas que remetem âs questöes de oferta. As primeiras, obviamente, sâo determinantes no acesso das populações de baixa renda aos modais públicos, porquanto, em última análise, sâo elas que condicionam a mobilidade de que os individuos podem desfrutar. As segundas, por sua vez, colocam em pauta problemas de qualidade e de eficiencia dos serviços de transporte, bem como incorporam o tema das melhorias passíveis de serem implementadas. Sâo também relevantes as alternativas em termos dos esquemas de tarifação, abrindo-se um leque que vai do totalmente comercial na exploragäo das tarifas âs opções de gratuidade universal, passando por modelos intermediários que combinam serviços parcialmente subsidiados com cobrança de passagens.
Esse é o amplo pano de fundo que...